domingo, 18 de março de 2012

Poliamor

Já tem um tempo que eu conversei com o amigo e dono do blog Solteiropolitano  e ele me perguntou o que eu pensava sobre o Poliamor, se eu já tinha lido a respeito.. e me desafiou a escrever um texto para o blog dele sobre o assunto.

O Poliamor significa “muitos amores”, ou seja, a possibilidade de amar mais de uma pessoa ao mesmo tempo, os indivíduos não seguem a monogamia como princípio ou necessidade. Não se trata de promiscuidade e sim de viver uma relação aberta baseada na honestidade e liberdade. Essa relação não tem o sexo como base, a insegurança e o ciúme não têm lugar neste tipo de relação.

Podemos observar que, o maior fator positivo do poliamor é a sinceridade. O indivíduo é sincero com ele mesmo e com sua parceira. Sendo que ao ter a clareza dos sentimentos consegue reduzir as frustrações e mágoas das relações.

Destacamos que o Poliamor existe como um movimento organizado há mais de 20 anos nos Estados Unidos, onde ganhou em 2005 uma Conferência Internacional e vários estudos e documentários já foram realizados sobre o assunto.

Segundo a sexóloga e psicóloga Regina Navarro Lins o amor romântico, baseado na idealização de que uma pessoa pode completar outra e que os dois parceiros vão se transformar numa só pessoa está saindo de cena e levando com ele a exigência de exclusividade. Segundo ela, um dos principais motivos para que o poliamor ganhe cada vez mais adeptos é porque um amor baseado na amizade e no companheirismo está surgindo, além de que a cada dia há menos idealização do outro e você pode se relacionar com a pessoa do jeito que ela é. Com a idéia de encontrar alguém que te complete saindo de cena abre-se um espaço para outros tipos de relacionamento, com a possibilidade de se amar mais de uma pessoa ao mesmo tempo.

Bem, como em qualquer outro tipo de relação temos os pontos positivos e negativos. Confesso que antes de escrever este post, fiquei imaginando situações e tentando me colocar numa situação como essa e devo admitir que mesmo com minha mente aberta, senti um pouco de dificuldade, pois vivemos em uma sociedade cujo o  padrão de relacionamento ainda é “a dois”. Tá, mas que se dane os padrões da sociedade!! Sempre digo que o que vale mesmo é ser feliz, que todos têm o direito a felicidade, e se sua felicidade for em um relacionamento aberto, um relacionamento homosexual, heterosexual.. Que se foda a sociedade.. Seja Feliz!

Mas eu, como mulher, romântica, carente, que sente ciúmes.. Como eu poderia entrar em um relacionamento como esse? Acho que surtaria ao receber uma proposta de manter um relacionamento aberto, imaginaria mil coisas que o levaria a me propor isso, por esse motivo evidencio a importância da sinceridade e do diálogo na relação. Talvez eu tenha um pouco de dificuldade com essa situação por não ter vivido nenhuma. Já imaginaram dois homens lindos e inteligentes apaixonados e dispostos a fazer tudo por mim? (risos). Estou começando a gostar da idéia, (risos). Brincadeirinhas a parte, eu me considero um pouco egoísta neste aspecto!

Enfim,  gostaria de conhecer casos de pessoas que, conseguem manter um relacionamento poliamorista para saber quais são os desafios e aspectos positivos que encontram na prática. Você leitor (a), já viveu alguma experiência, conhece alguém que vive, conseguiria viver um relacionamento poliamorista? Colabore, opine!




Post publicado  aqui: Solteiropolitano - Poliamor

Nenhum comentário:

Postar um comentário