sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

A Síndrome do Casal Perfeito


Sabe aquela imagem de casal de comercial de margarina? Aquela imagem de casal perfeitinho certamente passa pela cabeça de muitas pessoas, mas na prática, será que isso acontece? Pode ser que sim, mas no geral os relacionamentos são marcados por conflitos e esses são essenciais para o amadurecimento do casal.

No início do relacionamento é comum criar uma certa expectativa, de que será tudo maravilhoso, de que o casal se dará super bem e conforme vão se conhecendo começam a enxergar os defeitos um do outro, começam a perceber as diferenças que antes, na fase de encantamento não percebiam, então, podem surgir questionamentos, até uma certa frustração ou cobrança. A mulher costuma se questionar mais o que pode ser altamente prejudicial à relação, começando a se culpar por situações e isso pode até gerar problemas na autoestima.



Longe de sentir culpa ou de ter minha autoestima abalada, venho passando por alguns testes, e, confesso que, em algumas situações, por algumas vezes, já pensei que seria bem mais fácil estar sozinha. Cada pessoa que chega até nós, traz consigo uma bagagem, seus medos, frustrações de seus relacionamentos passados, inseguranças, desconfianças e uma porção de outras coisas. Às vezes essa bagagem é aberta aos poucos, as pessoas vão se mostrando aos poucos, mas, em muitos casos ela lhe chega toda aberta, revirada e você vê tudo despejado a sua frente. Não sei dizer qual situação é melhor ou pior, acho que a primeira gera uma chance maior de decepção. O segundo caso, quando ela vem toda revirada, escancarada te dá uma margem para fugir, pois você avalia logo de cara se você está disposta ou não a encarar aquela situação. Eu resolvi encarar uma bagagem bagunçada e pesadinha, porque também avalio que a minha não é fácil de ser carregada.

Toda essa historinha por quê? Porque quando você se depara com essa situação você pode avaliar o que tem de bom dentro daquela bagagem e medir se os aspectos positivos compensam os negativos. Relacionamentos sejam enrolados, não tão enrolados, namoro ou casamento, são assim, todos nós temos aspectos positivos e negativos, então, cabe a você avaliar a situação que vive e ver o que pesa mais, e se vale a pena seguir em frente.

O importante é tirar essa imagem de casal perfeito da mente e buscar construir um relacionamento saudável, de forma a aceitar o outro com seus defeitos e qualidades, entender que brigas e desentendimentos não significam falta de amor, evitar discussões desnecessárias, diminuir expectativas e o mais importante, não se prenda a esses rótulos sobre o que é ou não perfeito. Porque perfeito é tudo aquilo que te faz bem, que te faz sorrir, apesar de... e, para finalizar, não faça da sua vida uma eterna espera de um “Felizes para sempre”, saiba viver e aproveitar o “Que seja eterno enquanto dure” e seja feliz!

2 comentários:

  1. Exato e redondinho! Por isso que gosto de homens imperfeitos e confusos, ;)

    ResponderExcluir
  2. Todos os relacionamentos geram conflitos. Todos somos diferentes! Mas são nos conflitos que vem as vitórias.
    Um diamante até ser devidamente formado já passou por altas pressões, lapidagens e coisas assim. Mas tornou-se um diamante, quase indestrutível. Cabe a cada um avaliar se vale a pena enfrentar as dificuldades, lapidar o relacionamento, para que este se transforme em seu diamante...

    ResponderExcluir