quinta-feira, 21 de julho de 2011

O poder das redes sociais

Você pode não ser um expert no assunto, mas certamente já ouviu as expressões: Curtir, Follow, Followers, Cutucar, Twittar e Compartilhar. Então, o que é uma rede social? Por definição uma rede social é uma página na rede em que se pode publicar um perfil público de si mesmo ou um perfil fake, com fotos e dados pessoais formando uma lista de amigos que também interagem com o mesmo site.




A função da rede social é a interação, por meio do compartilhamento de notícias, fotos, vídeos e músicas. A popularização da rede social se deu através do Orkut, passando agora para o Twitter e Facebook. As redes sociais serão boas ou ruins dependendo do que se faz com elas.  Já foi o tempo em que as redes eram ocupadas por jovens ociosos, cujo principal objetivo era criar uma boa rede de relacionamentos, hoje as redes sociais se tornaram uma importante ferramenta de marketing e de oportunidades de emprego. Para se ter uma idéia, muitas empresas já criaram um novo tipo de profissional, o Analista de Mídias Sociais.

A utilização das redes sociais também vem ganhando força para a obtenção de informação, pelo fato da informação chegar de forma resumida, podendo o leitor escolher somente aquilo que lhe interessa para ler, o que gerado muita polêmica também, pois estamos sendo considerados mais preguiçosos no quesito leitura, sem mencionar a escrita que também é alvo de duras críticas.

Outro aspecto positivo para abordar sobre as redes sociais são as inúmeras possibilidades de reencontros, essa humilde blogueira que vos escreve já vivenciou muito isso, quantas surpresas naqueles pedidos de confirmação de amizade, tipo.. “Oi, você se lembra de mim? Nós estudamos juntos.. ou nos conhecemos naquela viagem"..  Uma feliz surpresa foi reencontrar  através de meu perfil do Orkut (Sim, eu ainda uso o Orkut!) a minha primeira professora,  uma fofa que me deu aula nas fases iniciais da escola, toda querida me elogiando, que eu continuava linda (risos), fala sério gente, existe coisa mais bacana? Em uma outra ocasião, um pedido de amizade de um colega de escola da época da quinta série ou sexto ano (nos dias de hoje) do ensino fundamental, e pensa no que aquele garoto tímido tinha se transformado.. Bem, esse caso acabei conferindo de perto (risos), mas deixa para lá! Brincadeiras a parte, quantas famílias separadas não acabam se reencontrando através de um perfil no Orkut, Facebook ou Twitter? Gente, a mobilização nas redes sociais contribuíram para derrubar uma ditadura! Presenciamos isso a pouco tempo, entendem a dimensão, o poder das redes sociais? É fantástico!

Tenho visto muitas pessoas dizerem, Credo! Você ainda usa o Orkut? E a minha resposta é sim,  mesmo que ele fique um pouco esquecido por algumas semanas, mas o fato é que o Twitter e o Facebook só começaram a se popularizar de 2 ou 3 anos para cá, e muitas pessoas ainda não sabem utilizar essas ferramentas e o Orkut vem lutando para se manter popular e preservar seus usuários.

Na internet, é fácil administrar uma enorme rede de contatos, porque estão todos ao alcance de um clique. Os sites como Orkut, Facebook e Twitter, por sua instantaneidade, criaram um novo tipo de ansiedade: a de ficar sempre conectado para evitar a impressão de que se está perdendo algo, já é comum ouvirmos “Ai, estou me sentindo tão.. tão desconectada”  quando alguém fica algumas horas sem internet (risos).  Eu sou uma dependente confessa (mas não compulsiva) das redes sociais, tenho meu perfil real no MSN, Orkut, Facebook, Youtube e Twitter mais as contas do perfil fake no Twitter, Formspring e Blogger. Ufa! Sem mencionar as contas de e-mail é claro. O fato é que nunca estivemos tão conectados! São inúmeras possibilidades para nos expressarmos!

 Gostou? O que está esperando? Bora, interagir com o mundo, tudo depende de você, das suas preferências!

3 comentários:

  1. o povo ainda tem preconceito com rede social ne? credo! pra mim e a melhor invençao do seculo... e saber utilizar e a prova que vc esta caminhando com a modernidade... seu post ta otimo como sempre... parabens

    ResponderExcluir
  2. infelizmente as redes sociais ainda são vistas por muita gente como coisa de nerd, de gente sem oq fazer..minha mãe mesmo é uma que acha q eu fico na net só de "bate-papo" com ela mesma diz.
    como vc disse, é muito mais do que isso..reencontro, negociações, parcerias, trabalhos..enfim..inúmeras possibilidades é só saber usar :D

    ResponderExcluir