segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

A Tragédia de Santa Maria


O domingo amanheceu como outro qualquer, até a hora de ligar a TV e ver a triste notícia que vinha de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. A segunda maior tragédia da história de nosso país em mortes por incêndio. O coração apertou, assim como o de todos os que estavam no local. O domingo que era para ser de festa, alegre, virou um dia de reflexão. A angústia de voltar para cidade e obter notícias da amiga Claudia Cunha só aumentava. Fiquei aliviada ao conseguir verificar a página dela no FB e ver que ela estava bem e que não tinha familiares envolvidos na tragédia. Pude ver a tristeza de todo o país em todas as redes sociais. O país chorou!
É triste ver que tantos jovens estão saindo para se divertir e não estão voltando pra casa, ver à falta de preparo dos profissionais que trabalham na noite em situações de emergência. É triste ver a negligência e a ganância dos proprietários, porque, seja qual for o empreendimento que você tenha, existem normas de segurança e funcionamento que devem ser seguidas. É triste ver a omissão dos órgãos públicos quanto à fiscalização. É triste pensar que isso poderia ser evitado, que mais vidas poderiam ser salvas. É triste, dói, então choro…
Choro por pensar na dor desses familiares que foram levar seus filhos para a tal festa naquele dia, choro pelas mães que ligaram desesperadamente para os filhos mortos, choro por todos que tiveram que fazer o reconhecimento dos corpos, choro pela mãe que reconheceu os quatro filhos, vítimas dessa tragédia. Choro por todos os jovens que não tiveram força suficiente para conseguir sair, os que foram pisoteados e sufocados por toda aquela fumaça e dói.
Quero registrar o orgulho que sinto de ver a mobilização da população, dos que estão trabalhando como voluntários, dos que podem proporcionar o mínimo de conforto a essas famílias dilaceradas. Dos que foram doar sangue, muitos nem conseguiram, pois os hospitais estavam cheios de doadores. Essa mobilização toda enche nossos corações de orgulho.
Que essa tragédia nos sirva de lição, que os verdadeiros culpados sejam investigados e julgados. Que haja uma normatização para esses estabelecimentos, que os órgãos responsáveis sejam mais duros na fiscalização, que os profissionais dessa área sejam preparados para situações como essa. Que todos os empresários desse setor reflitam.
Peço que Deus dê conforto aos corações de todos os familiares. Sei que nada, absolutamente nada do que a gente diga, escreva amenizará a dor de quem perdeu alguém lá… Ontem li um texto do Carpinejar que dizia: “hoje as palavras perderam o sentido”. E perderam mesmo!


Que Deus dê forças a todos os familiares e amigos das vítimas e a toda a população de Santa Maria!



Nenhum comentário:

Postar um comentário