sábado, 8 de dezembro de 2012

Admiração ou perseguição?


A pessoa diz que gosta de você... Ok, ela gosta! E às vezes somente dizer isso a você não é suficiente, ela quer se aproximar, ter um contato mais íntimo. Então começa a te cercar e a criar situações para uma aproximação. Eu não vejo problema em tentar se aproximar de uma pessoa que você admire, eu só acho que muita gente se perde um pouco nesse caminho. Porque admiração não trabalhada vira perseguição.

Uma amizade, como em toda aproximação, deve ser uma via de mão dupla, é preciso você sentir que a pessoa te dá um espaço para isso, porque senão você se torna uma pessoa chata. A amizade surge de forma natural, em conversas despretensiosas, em situações engraçadas, em compartilhar gostos, na percepção de afinidades, na sinceridade das palavras, você não precisa estar o tempo todo dizendo que gosta, que a pessoa pode contar com você. Você deve dar motivos para que ela confie em você e só.

No ambiente virtual é muito comum você ver situações assim, pessoas que se aproximam e querem de todo jeito arrancar informações pessoais suas, e sinceramente, me sinto invadida com esse tipo de atitude e não costumo forçar aproximação com ninguém, mesmo sendo alguém que eu admire muito. Primeiro que, na internet as pessoas só revelam seu lado bom, poucas são as que se mostram como realmente são. Segundo que, se já é difícil confiar nas pessoas que você conhece pessoalmente, que convive, imagina numa que você nem conhece direito?! Acredito que esse meu jeito de pensar me livra de muitas decepções, mas isso não significa que não tenha me decepcionado...

É obvio que fiz grandes amizades através da internet e sou muito feliz por isso, quantas histórias compartilhadas, quantas pessoas admiráveis, quantos exemplos de vida... É indescritível perceber que tem pessoas há quilômetros de distância que se preocupam, se importam com você. Que com um simples: “Oi”, “Bom dia” são capazes de transformar o seu dia. E isso é coisa de Deus, é presentinho dele, tenho certeza!  E agradeço...



(créditos: Turma da Mônica)

A tentativa de aproximação é comum, é aceitável. Agora, a perseguição é ruim, faz de você uma pessoa desagradável, em muitos casos até perigosa. O importante é ter a consciência de que as pessoas podem gostar de você ou não, gostando você disso ou não. É preciso maturidade para entender que, amizade é relação e não perseguição!

2 comentários:

  1. A amizade verdadeira é um equilibrio entre o seu espaço e o do amigo. Cada um tem o seu. Ninguém invade o espaço do outro, a não ser que seja convidado. Essa troca de "espaços" é que harmoniza o relacionamento. Compreender e exercer isso permite que se construa um terceiro espaço, que é a amizade propriamente dita. A medida que o tempo passa e a confiança aumenta, alargam-se as fronteiras dessa relação.
    Assim deveria ser a amizade. Assim eu acho...

    ResponderExcluir
  2. É engraçado, mas acho que já estive dos dois lados, gostava muito de uma pessoa e queríamos que fossemos muito amigas, acho que acabei me tornando chata, hoje em dia somos muito amigas, mas sem neura! Também ja tive pessoas completamente sem afinidades que do nada começaram a a vir frequentemente em minha casa, como se fossemos grande amigas e se tornou bem inconveniente...mas isso já acabou, ainda bem!
    bjos

    ResponderExcluir