sábado, 20 de agosto de 2011

Elegância afetiva

Hoje os convido a refletir sobre esse tema. Ouvi esta expressão por acaso em um programa de tv e me envolvi em uma profunda reflexão sobre ele. O que vem a ser a elegância afetiva?

Não sou psicóloga, mas posso afirmar que a elegância afetiva está intimamente relacionada com a base educacional do indivíduo, os seus valores. Enfim, de você buscar alcançar as coisas pelo próprio esforço, não trapacear, ser justo, etc. Sabe aquela história de.. “Não faça ao outro o que não quer que façam a  você”.  Talvez seja por aí, mas trazendo isso para os nossos relacionamentos interpessoais, será que estamos agindo corretamente ou estamos sendo deselegantes?

Um momento para refletir... Você irá perceber que em alguma ocasião, você escorregou. Isso eu posso afirmar por mim, em situações bobas como você não atender um telefonema porque aquela pessoa irá te contar os problemas dela, e você não está com saco para ouvir aquilo naquele momento, e você resolve retornar a ligação mais tarde, entendem? Imaginem como fica esta pessoa que está precisando falar com alguém.. Esta semana me envolvi em uma situação semelhante, o meu superior direto no trabalho diante de um problema “explodiu” com uma gerente de uma instituição financeira por um engano que ela cometeu em uma operação de um cliente nosso, ele estava certíssimo ao mostrar o erro dela, porém existem inúmeras alternativas de mostrar, ele errou e a situação ficou pesada, enfim foi necessária uma intervenção para não comprometer o andamento do nosso projeto. Quem não viveu algo semelhante?

Quando falamos de relacionamentos amorosos então, quantos exemplos. Quantas vezes não julgamos o outro, aquele não serve, não vou me envolver! E se o outro já estiver completamente envolvido? Você diz foda-se ele, e diz tchau?! Quantas vezes já fizemos isso? Inúmeras, o fato é que ninguém sabe a dimensão de uma dor até o momento de senti-la.



Como diz o bom e velho Provérbio Chinês...

"Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida."

Não desperdice a oportunidade de ser gentil, sincero e porque não  elegante com as pessoas a sua volta.

 Como diz o poeta... ou algum provérbio que não me lembro ao certo agora...




“Uma pessoa pode esquecer o que você disse, mas certamente se lembrará de como a fez se sentir”.


[ Tradução: Aqui! ]

Seja feliz!


Um comentário:

  1. Isso aí... elegancia afetiva. Belo texto, e essa cantora é fantástica, uma grande revelação!

    ResponderExcluir