sábado, 20 de agosto de 2011

O real e o virtual


Hoje é muito comum uma infinidade de perfis fakes no universo digital, qual a vantagem de criar um perfil 'fake'? Algumas pessoas não entendem o porquê de usar o um nome temático ou sugestivo para se expressar nas redes sociais, acredito que a principal sacada seja poder falar sobre tudo sem barreiras, sabe aquela história de se julgar um livro pela capa? Acredito que seja bem por aí. 





Já mencionei aqui que trabalho com consultoria empresarial, e só para ilustrar vou usar um exemplo bem simples, quando temos uma consultoria com o objetivo de avaliar a satisfação dos colaboradores e os aspectos motivacionais de uma determinada organização a grande barreira que encontramos é o receio por parte dos funcionários em responder aquela entrevista, e que algo do que ele disser ali poderá ser usado contra ele. Cabe a nós garantirmos a confidencialidade de tudo o que foi dito ali.

A utilização de um perfil 'fake' na internet, também funciona assim, às vezes fico pensando nisso quando acesso as estatísticas dos acessos recebidos pelo meu blog.  Não adianta, acredito que todo o blogueiro que escreva sobre o assunto irá concordar, você pode escrever sobre uma infinidade de outros assuntos, mas os posts sobre sexo sempre serão os mais acessados. Então fico imaginando, será que receberia tantos acessos assim se esses textos fossem postados pelo meu perfil real? Não sei.. Sinceramente, acredito que não! Aí vem aquela história citada de se julgar um livro pela capa... Será que as pessoas se identificariam com aquela pessoa cheia de manias estranhas? Será que se decepcionariam se ela não fosse aquele mulherão tão altivo que o avatar demonstra? Será que ao postar um texto sobre um assunto polêmico, não iria ser brutalmente criticada? Não sei... Talvez seja mais fácil se “esconder” atrás de um perfil 'fake'. 

Um fato surpreendente é que você passa ter amigos virtuais, que muitas vezes estão muito mais próximos de você que seus amigos reais. Você não os conhece, muitas vezes não sabe nem de que estado são, mas estão ali com você conectados o dia todo.

Acho comum, quando me perguntam sobre quem sou, as pessoas estão perguntando e é plenamente compreensível essa curiosidade, porque as pessoas que acompanham o que você escreve, de alguma forma se identificam e querem ter uma imagem de quem é aquela pessoa por traz daquela “boca glamourosa” (rsrs). Mas me reservarei ao direito de permanecer no anonimato por enquanto, talvez seja uma questão de tempo, até algumas coisas se concretizarem. Até o dia em que aparecerei por aqui “de cara lavada e peito aberto – (meio clichê, mas está valendo – rsrs)”, enquanto isso... Espero que continuem por aqui comigo neste espaço.

Quero ressaltar que adoro todos que estão sempre por aqui, lendo, postando comentários, aos que não se identificam nos comentários, aos que lêem e enviam e-mails comentando, eu leio tudo e adoro! 

Muito obrigada!

6 comentários:

  1. Acho compreensível vc se reservar, o blog tá muito bom e isso basta!

    ResponderExcluir
  2. Acreditamos que a questão de se usar um outro nomes e nicks, servem para não se misturar a vida pessoal com a vida liberal... pois nem todos tem a mesma visão ou quando não tem preconceitos de certas condutas (principalmente de casais liberais). Dependendo ainda mais do ramo de trabalho, alguém pode ser "pichado" por ter determinada conduta.... já vimos alguns casais terem sérios problemas quando pessoas "normais" ficaram sabendo que o casal X frequenta um clube de swing ou algo do tipo....

    beijos

    Cris e Junior
    http://desejosefantasiasdecasal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Aprecio seu ponto de vista, afinal não existe perfil privado na internet. E se tudo o que você faz é público, tudo o que você escreve e compartilha com outras pessoas define quem você é e como as pessoas percebem você.

    Quando você resolver "abrir as cortinas", lembre-se de me convidar, quero estar sentada na primeira fila, rs. Com carinho, Karin *-*.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada a pelos comentários!

    Que lindo Karin! Obrigada pelo carinho.. de verdade! Beijos! *-*

    ResponderExcluir
  5. Apoio a Karen tbm estarei la na primeira filha, acho valido manter a sua id secreta..kkk mas nao acho que os seus textos tenham menos valia por conta da sua aparencia.. quer um exemplo? pede para cada um descrever a sua aparencia de acordo com a nossa imaginaçao? vc vai se surpreender...kkk bjao

    ResponderExcluir
  6. rsrs.. Ta aí.. Seria legal Camila. Vamos pensar nisso! Grande beijo! ;)

    ResponderExcluir