domingo, 15 de janeiro de 2012

Carência afetiva

Já tem um tempo que quero escrever alguma coisa a respeito... e tenho observado algumas  situações  engraçadas com algumas pessoas que conheço. Eu não sou especialista em comportamento humano, embora seja uma coisa que me interessa bastante, mas me considero uma pessoa observadora e com um bom grau de discernimento. 

A carência é entendida como resultante de um processo deficitário, de relacionamento afetivo, principalmente fundamentado no que se refere às figuras paterna e/ou materna. Pode ocorrer em tanto em adultos como em crianças. Em crianças e adolescentes que buscam atenção e demonstrações de afeto dos pais, estes por muitas vezes estão tão preocupados em suprir as outras necessidades da família que acabam falhando neste aspecto com seus filhos, os seus efeitos podem ser percebidos quando a criança começa a dar carinho aos pais como uma forma de chamar atenção para ela.. como também em forma de revolta ou birra.. nesse caso eu acredito ser o mais difícil. Normalmente essas atitudes podem ser percebidas no convívio familiar e principalmente no ambiente escolar. Acredito que o estabelecimento de um bom diálogo familiar é muito importante, mas em alguns casos é necessário a busca de um profissional para acompanhar o caso para que não evolua para um problema mais grave.

Em adultos a carência pode ser percebida em algumas situações. Pessoas que possuem uma necessidade exagerada de conversar.. acho que na verdade é uma necessidade de SER OUVIDA, isso normalmente é percebido em pessoas idosas.. Também tem aquelas pessoas que são carentes por natureza.. Os carentes incorrigíveis (risos).. Eu conheço uma pessoa que ela deveria carregar o sobrenome: Carente. Se existir.. é claro! (risos). Brinco que ela é daquele tipo que liga para um call center só para ouvir a frase: “.. A sua ligação é muito importante para nós” (risos).. Tô pra ver outra pessoa como ela. Querida demais, mas as atenções precisam ser voltadas para ela.. se você estiver em uma mesa com várias pessoas e conversar pouco com ela.. no fim da noite ela vai se dirigir a você e perguntar se você está chateada com ela... Fazer o que? Brigar com ela? Nãoooo... aceitá-la! Porque cada pessoa tem o seu jeito... e me desculpe quem acha que nós devemos mudar as pessoas.. Caro amiga (o), eu não acredito nesse poder... Só quem pode mudar, permitir ou decidir mudar é VOCÊ MESMO. Acho muita prepotência uma pessoa começar um relacionamento já pensando em MUDAR o ‘fulaninho’.. O que as pessoas fazem são concessões em busca de uma boa convivência. E só!

É claro que a carência afetiva se apresenta de uma outra forma.. talvez a mais perigosa.. nos relacionamentos amorosos.. ou não tão amorosos (risos).. Toda mulher já fez merda em algum momento da vida por estar carente! Atire a primeira pedra... quem nunca jurou por todos os santos que nunca mais iria dirigir uma palavra  aquele FDP.. e diante de uma ligação já nem se lembrava mais do que tinha dito.. e estava ali... suspirando lindamente.. (risos).. ou então ficou com aquele tipinho de cara que você jurou por mil vezes nem que jamais chegaria perto e.. acabou chegando muito... mas muito perto! (risos)..  ou então depois de um drink.. ou vários drinks.. respondeu aquele SMS.. que você pelo resto da vida colocará a culpa na bebida.. ou quando você conhece um carinha bonitinho.. legal.. e já cria mil expectativas.. já fantasia casinhas com jardins floridos.. camas desarrumadas.. e finais felizes.. e depois de uns 15 dias o fulaninho.. já está lá  na sua listinha de decepções.. Você está louca? Não..  apenas apresenta um elevado grau de carência!! Mas existe remédio.. tratamento.. internação que resolva? (risos)..  Bem, se existe.. eu não sei! Mas é para isso que temos amigas (os), não é mesmo? São elas que pegam nosso celular e guardam (leia- se: encondem).. quando estamos em festas e ligeiramente alcoolizadas.. pra você não responder/enviar o maldito SMS ou ligar  para o  FDP.. São elas que te chamam (Leia- se: te arrastam) para ir ao banheiro quando percebem que você já está caindo na conversa daquele tipinho babaquinha... Éh.. homens.. eis aqui um dos segredos para as mulheres irem em grupo para o banheiro... (risos). São as amigas (os) que aturam nossos ‘chororôs’ diante das frustrações por uma atitude impensada. 

É somos mulheres... e quem disse que somos perfeitas? Somos um conjunto de imperfeições buscando viver as alegrias, ser amada e COMPREENDIDA! É pedir muito?  Mas olha só... não somos só nós mulheres que estamos carentes não... Tem muito homem por aí.. fantasiando casinhas.. com jardins floridos também, hein! Fiquem atentas aos sinais.. Porque, vai que... (risos).

Bem, brincadeiras e exageros a parte, situações como estas acontecem na vida de todo mundo.. Mas acredito que não devemos colocar intensidade onde não cabe, sabe?! Você conheceu um carinha e estão ficando há uma semana.... Hey, ele não é o homem da sua vida.. talvez não ainda! Sentimentos como o amor são construídos com o tempo! Vivemos nessa cultura de que.. quero tudo.. e quero pra já!  Ok, para comida e respostas no MSN.. isso é plenamente aceitável.. Mas, não para o amor! As pessoas estão esquecendo de um detalhe muito importante em um relacionamento... A conquista! Acabam atropelando esta etapa tão boa.. e tão prazerosa.. que revela muita coisa importante sobre o outro por conta da maldita carência.. começam relacionamentos sem uma ‘base’ e no final acabam acrescentando mais um nomezinho na tal listinha de decepções!



Que as decepções não nos derrubem... Que a gente aprenda a colocar intensidade.. somente onde precisa ser colocada! E que sejamos felizes! AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário