domingo, 15 de maio de 2011

Gordinhas felizes?

Quando decidi escrever um blog sobre o universo feminino, comecei a ler muitos blogs e tenho encontrado muita coisa boa por aí. Entre tantos textos, tenho lido muita coisa legal sobre o universo plus size e decidi escrever a respeito. Muito tem se falado sobre a ditadura da magreza, e também sobre obesidade. Não tem como mencionar a questão de ser gordo ou estar acima do peso sem falar de preconceito, assim como os homosexuais a pessoa acima do peso é muito discriminada. Acredito que desde a infância sofremos influências positivas e negativas pelo ambiente em que vivemos, e que essas influências passam a determinar o nosso caráter, então se uma criança for influenciada a acreditar que ser gordo é errado, que uma pessoa gorda é feia, ela terá uma grande chance de carregar essas informações para a sua vida. Quando esse indivíduo for adolescente ou adulto terá uma grande resistência em se relacionar com uma pessoa acima do peso, ele poderá até estar apaixonado, mas ficará dividido.  Normalmente, os jovens acima do peso são excluídos pelos grupinhos de amigos, isso gera muito sofrimento, dor e deixa conseqüências.
É muito comum ouvir comentários maldosos de que uma pessoa acima do peso é relaxada, que por estar acima do peso, jamais poderá ser bem sucedida profissionalmente, também insistem em generalizar que toda pessoa gorda é depressiva, é claro que existem alguns casos que a depressão existe e deve ser tratada, mas jamais podemos generalizar,  muitas pessoas não aceitam que alguém possa ser feliz sendo gordinho (a). Existem inúmeras situações, comentários infelizes, mas eu queria saber só de uma coisa... Quem foi que disse que precisa ser magro (a) para ser feliz?  A garota gordinha precisa ser confiante, precisa sentir que é bonita, que pode ser desejada. E posso afirmar que são desejadas! Uma vez ouvi que não existe nada mais excitante que uma garota gordinha com uma boa auto-estima! E isso é a mais pura verdade!



Liberte –se! Viva Intensamente!


11 comentários:

  1. Luto contra essa preconceito a vida toda. A sete semanas tento mostrar isso as pessoas humildimente com os post no blog fattitude. Adorei o post e sou uma super intusiasta da ideia. Um grande beijo

    http://blogfattitude.blogspot.com/search/label/Vivendo%20Sem%20Tabus

    ResponderExcluir
  2. Camila, obrigada pelo comentário... é muito bom saber que gostou, de verdade! Tenho acompanhado este blog, adoro os posts! Grande beijo.

    ResponderExcluir
  3. não consigo ver saúde na obesidade. claro que acho que uma pessoa gorda pode e deve ser feliz enqto busca saúde. mas obesidade SEMPRE vem com pressão alta, colesterol alto, riscos de avc e tal. que nem uma modelo dessas famosas tamanho g:"só controlo a pressão". pô, uma guria jovem, bonita... tomando remédio pra pressão e achaque isso é ter saúde? e qdo ela tiver 70 anos? vc já viu gente de 70 anos muito obesa? nunca, né? morrem antes. não prego magreza pela magreza até pq é tbem falta de saúde. a pele fica ruim, o cabelo cai, a pessoa fica sem energia. e tbem, mais uma vez, não acho que uma gorda tenha que esperar ser magra pra ser feliz. ela tem que ser feliz e se gostar pra depois ir emagrecendo com saúde. eu não acho que gente que se empanturra de comida se ame. a digestão fica ruim, a pessoa tem azia, sei lá mais o quê. isso é felicidade e saúde? desculpe, mas não acho que seja.

    ResponderExcluir
  4. Olá, leitora anonima, agradeço por sua contribuição, é claro que a saúde jamais pode ser deixada de lado e a obesidade é muito preocupante, o que quis apresentar é que é possivel viver bem, ter relações saudáveis estando acima do peso. Existem sim, casos de pessoas gordinhas ou obesas que são saudáveis ou buscam ser saudáveis, que fazem alguma atividade física, que de certa forma se alimentam bem e se aceitam. Muito obrigada! Bjs.

    ResponderExcluir
  5. oi, querida, desculpa a insistência... mas o que quero dizer é que uma gordinha pode fazer exames hoje e estar saudável. mas já é provado que uma pessoa gorda (e não falo de gente normal, considerada gorda pelo mundo das celebridades)tem mais chances de desenvolver câncer, por exemplo. a variação de peso numa mulher é fator de risco para câncer de mama, que parece despertar por conta de variações hormonais propiciadas pela gordura (gordura é algo tipicamente feminino, né? e dá-lhe variação hormonal...). sabe a astrid, que era da mtv e agora é do gnt? ela tem casos de câncer de mama na família. uma vez, ela conversou com o dráuzio varela e ele falou pra ela largar toda a paranoia e começar a correr. entende? controlar peso, gordura... algumas coisas no nosso corpo funcionam com efeito cumulativo. como falei: vc não vê um obeso de 70 anos! morre antes! é problema de joelho, problema de coluna, problemas cardiovasculares, problemas pra engravidar... vou te dar um exeplo: o jô soares sempre se gabou de ter pressão excelente, nunca ter tido nada alterado no lipidograma e tal. mas hoje em dia ele tá de dieta forte e regula muito os carboidratos. por quê? não era tão saudável? ele sabe que, se quiser envelhecer, não vai poder engordar (muito daquilo ali é mais pele solta do que realmente gordura). mais uma vez: não acho que todas as mulheres têm que ter corpo atlético. e não sou a favor da paranoia do corpo. já vi gente que vivia de dieta e a pele era pele de velha. o que eu acho é que, qdo a pessoa se gosta, ela passa a querer uma digestão melhor, passa a cuidar da pele, do peso,passa a escolher a dedo o que bota dentro de si e cuida da saúde em geral. sabe, de comer porque a comida é gostosa e não por tristeza, frustração... e sem nem sentir o gosto. pra vc ter ideia, sou mais a favor de gente na academia do que em clínica de estética, por mais que a pessoa vá lá pra se melhorar. é uma coisa puramente pra fora. eu ainda acho que uma pessoa que mantém o corpo ativo exala vida, energia, pensa em coisas felizes e acaba sendo bonita e emagrece saudavelmente. queria muito que muitas meninas se cuidassem pra serem felizes e não pra entrarem em manequim 36. e acho, sim, que as gordas têm que ser felizes. qdo entenderem que o corpo cobra tudo que se faz com ele, vão emagrecer. mas têm que se amar antes e não só depois. um beijo!

    ResponderExcluir
  6. Ok, entendi seu posicionamento e concordo com ele! Quando escrevi, não estava fazendo uma reflexão profunda sobre a obesidade e seus riscos... apenas uma reflexão sobre uma situação presenciada de uma pessoa acima do peso (sobrepeso) e suas neuras nos relacionamentos interpessoais.. e de algumas coisas lidas.. Diante de tudo o que você me apresentou.. vejo que minha abordagem foi rasa.. e que poderia trabalhar uma discussão mais aprofundada do assunto.. enfim.. Agradeço por sua contribuição, me fez refletir muito. Muito obrigada por ler e se manifestar.. é muito legal esse feedback. Bjs.

    ResponderExcluir
  7. linda, não quis convencer vc de nada. =) eu tava só conversando com vc. trocando ideias. é só que vejo tanta menina se acabando na saúde seja de um lado ou de outro... sabe? me preocupa. grande beijo e é bom sempre achar textos que fazem as pessoas pensarem!

    ResponderExcluir
  8. Não se preocupe.. isso faz parte do aprendizado. Hoje foi um dia especial para mim. Começei a escrever pq sempre fui mais de refletir sobre os fatos que ocorrem ao meu redor, e escrever é uma forma de me expressar, e através de todas as respostas, hoje vi que tudo o que escrevo não são palavras ao vento, tem gente que lê, e se identifica, foi emocionante. A sua abordagem me abriu os olhos para o outro lado da questão! Fique tranquila! Seu comentário, crítica.. sempre .. sempre será bem vindo! Obrigada e Bjs. ;)

    ResponderExcluir
  9. oi , tudo bem? sou uma menina adolecentee tenho so 15 anos estou seguindo esse blog pela primeira vez.
    pude perceber que que tudo que falaram e verdade por que mesmo sendo tao nova ja tenho preconceito sofro com isso , a minha vida nunca foi assim senpre fui uma menina muito boa, linda e na verdade magra e nunca tive esse problema .
    mais na seperaçao dos meus pais me sentir meio que perdi uma coisa e quiz e se livrar daquelas magoas de alguma forma pena que nao foi da forma certa e com issso estargei a minha vida vida joguei ela fora uma coisa que eu nao podia fazer nada pra mudar , e agora com tudo errado ja quiz ate morrer com aapenas 15 anos e isso mais aprendir que se eu nao me amar quem vai ( so DEUS) mais entao sei que ainda sofro com isso mais foi a unica forma que eu encrontrei pra tentar me ajudar e estou aqui escrevendo iiiso pra mostrar que uma pessoa pode sim ser felizzz nao importa o que aconteça .... muito obrigado e espero a resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi linda, nossa seu comentário me fez refletir bastante... esse texto já escrevi há bastante tempo.. Como assim vc estragou sua vida? E que história é essa de querer morrer com 15 anos? Nãooooo... nem pense nisso!!!

      Eu não sei o que aconteceu, como aconteceu... E o que eu vou dizer pode parecer clichê, mas cada um de nós temos desafios a enfrentar... Eu entendo que a separação de nossos pais é muito dolorida.. eu já passei por isso tbém aos 8 anos de idade, e eles se separaram nas ultimas circunstâncias.. e querendo ou não a gente se sente as vezes em meio a um "fogo cruzado" entre eles.. Enfim, nós não temos maturidade para lidar com as mudanças, para entender os motivos deles. Então, pode acontecer de vc se sentir perdida, tomar algumas atitudes erradas.. Mas será que, o que fez é tão grave assim? Acredito que tudo na vida da gente é aprendizado.. e vc reconhecer que errou, que isso te fez mal.. de alguma forma isso te fortalece! E que bom ver vc dizer: "Se eu não me amar quem vai.. (só Deus)" Está certíssima, ele nos ama do jeitinho que somos, com nossos erros e acertos!

      E olhe, essa questão de preconceito que vc disse que tem e sofre um por ter.. só muda se vc se permitir mudar.. Muda quando ao invés de julgar, vc resolver conhecer um pouquinho melhor a pessoa.. como em qualquer tipo de preconceito. Mas o fato de vc reconhecer isso, já é um grande passo p mudança! Cada pessoa tem sua história.. seus pontos positivos e negativos seja ela: gordinha.. magrinha.. negra.. enfim.. cada um tem sua beleza.. seu encanto, e sim.. todos podemos ser felizes apesar de..........


      Gostei muito do seu comentário, fico muito feliz quando vejo que as pessoas se identificam! Obrigada. Sua opinião sempre será bem vinda!

      Espero ter ajudado... Não sei se fui bem clara.. mas qualquer coisa pode me enviar um e-mail: blogpapodemulherzinha@gmail.com

      Excluir
  10. oi sou dayane irma d chato dessa foto emfim.depois da gravidez engordei muito foi dificio no inicio e ainda esta sendo faz pouco tempo mas estou tentando m adaptar essa nova faze gordinha;o meu marido minha ajuda muito e todos os dias diz q eu sou linda e me faz varios elogios sertamente me sinto bem melhor mas preciso d ajuda para m sintir melhor com meu corpo quem quiser m procura no face d.henyfer58@hotmail.com perfio day e teo bjs

    ResponderExcluir