segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Para agradecer...


Uma manhã de domingo, por volta das onze e meia, temperatura em torno dos trinta e cinco graus, sol forte, eu seguia para a casa da minha prima, indo almoçar por lá, cara amassada devido às poucas horas de sono, trafegando pela Av. Mato Grosso, quando chegando ao semáforo de esquina com a Av. Ceará em frente ao Comper -  Jardim dos Estados, percebi uma senhora idosa, pele morena, queimada do sol, por volta dos setenta anos, sofrida, se aproximando. Alguns motoristas baixavam o vidro, outros  não, eu baixei logo que a vi se aproximar, não podia ignorar. Ela chegou, pele suada, roupas simples e disse: “Bom dia minha filha, que Deus abençoe o seu dia! Estou distribuindo esses folhetos para essa candidata..” Eu sorri, peguei os tais folhetos, desejei um bom dia e que Deus a abençoasse também, ela agradeceu e antes que eu fechasse o vidro disse: “Vota nela, ela é boa, vai me ajudar!” Olhei brevemente para a “cara” da tal candidata e pensei: Pobre senhora! Pensei ainda que nem em Campo Grande eu voto, ainda voto no interior.. Enfim, o sinal abriu e eu segui por mais umas quatro ou cinco quadras refletindo sobre o acontecimento. Ver crianças pedindo dinheiro e pessoas idosas trabalhando dessa forma na rua são situações que mexem comigo, me faz lembrar meus avós.






Eles têm uma vida muito confortável no interior, sem luxo, mas com a graça de Deus possuem condições que frequentar bons médicos, bons hospitais, possuem condições para ter uma boa alimentação, possuem empregada, motorista. Ok, eles trabalharam muito para ter essa vida, e isso muito me orgulha! Então, ao ver aquela senhora hoje, embaixo daquele sol forte, onde sabe – se lá desde que horas estava por lá, me fez pensar nas desigualdades desse país, me fez pensar na possibilidade dos meus avós estarem naquela situação. Dificilmente isso aconteceria, porque por mais desnaturados que meus tios e meu pai demonstram ser certas horas, eles jamais permitiriam que isso acontecesse, eu não permitiria, ainda que eles só dependessem de mim, do meu trabalho, eu me multiplicaria em duas, em três e se nada disso fosse suficiente, venderia um rim sem hesitar para não vê – los em uma situação parecida e tenho certeza que apesar de tudo, qualquer um dos filhos faria a mesma coisa.

Aquela pobre senhora nem sabe, mas mudou o meu dia, a minha semana talvez... Me fez parar e analisar a vida que tenho, as coisas que conquistei. Não sou de reclamar de nada, sou uma pessoa positiva, de bem com a vida, acredito em dias melhores, em pessoas de bom coração. E ela me fez perceber que minhas “frustrações” eram tolices e ainda que eu anseie por minhas conquistas, tudo tem o seu tempo exato para acontecer, e eu sei disso, sempre soube, sou cautelosa!

Diante disso, percebi que minha breve e tola frustração por não ter trocado de carro nessa redução de IPI era uma grande bobeira. Que embora usado, já rodado esse era meu, estava pago! Eu sabia disso, sempre soube, sabia que quando fosse morar sozinha algumas prioridades iriam mudar. Estava nos planos, lembra? Reflete, aprende! Veja quantas coisas já conquistou!





Pára, aquieta essa mente e agradece a Deus pela lição enviada, pede a Deus proteção para aquela humilde senhora, agradece a Deus pela família que tem, agradece pela vida e segue o caminho...

Acredita e sonha com o dia em que teremos orgulho do nosso país não só pelas conquistas esportivas. Sonha com o dia em que educação, segurança e saúde de qualidade não sejam apenas promessas eleitoreiras, sonha com o dia em que os políticos (salvo algumas raras exceções) tenham um mínimo de dignidade. Sonha com o dia em que ser vereador, prefeito, governador, etc, não seja apenas um cargo que paga um bom salário com direito a vantagens e muitos benefícios. Sonha com um país livre da corrupção. Sonha com o dia e que esses candidatos depois de eleitos sejam “bons” e “ajudem” verdadeiramente a população mais carente. Sonha com o dia em que senhoras idosas, como a que viu hoje não precisem trabalhar no semáforo...


Sonha.... e como boa otimista que é, ACREDITA! 







[Texto que gritava para sair, me fez lembrar a época do Ensino Médio, as muitas redações que fazia, mas hoje foi só uma reflexão... Talvez seja bobeira minha, ilusão... Talvez seja só para me fazer perceber a saudade que sinto dos meus avós e o quanto é bom estar com eles, que o amor e o exemplo de vida que eles me ofereceram me transformou na pessoa que sou hoje e eu me orgulho dessa pessoa que sou hoje! Talvez...]

3 comentários:

  1. Certas situações nos faz acreditar na pureza das pessoas. Até nos surpreendemos com tamanha pureza na crença que algum político poderia ajudar. Quem mais se não nós, pessoas comuns, para acreditar em dias melhores???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Cris... Não podemos deixar de acreditar, não podemos deixar de fazer a nossa parte, ainda que tão insignificante muitas vezes. Não podemos perder a fé no ser humano, em dias melhores. Obrigada pelo comentário! Beijos.

      Excluir
  2. No dia que pararmos de sonhar, podemos parar de viver. Apesar de sonhos não serem realidade, têm um potencial para se tornar realidade. Depende do que acreditamos. Continue a acreditar. A vida precisa de pessoas assim, como vc, que ainda se sensibilizam e não estão anestesiadas pela histeria da vida moderna. Bjs.

    ResponderExcluir