terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Presentes

Ok, minha cara blogueira todos sabem que presente é bom e todo mundo gosta, não é?  Isso é uma verdade, mas não é sobre este tipo de presente a que estou me referindo... Estou falando dos melhores presentes que Deus pode colocar na vida de uma pessoa depois da família e dos filhos, os amigos!




Ele é tão maravilhoso, talvez por nos conhecer nos mínimos detalhes, é que ele capricha tanto ao nos presentear... Sim, os verdadeiros amigos são presentes! Ele chega de mansinho, vai te conquistando aos poucos, vencendo sua timidez, vai te arrancando sorrisos e quando você menos espera já estão compartilhando a história de suas vidas.. Incrível, não? Como traduzir um amigo? Existe alguma forma de traduzir aquela sensação tão gostosa que sentimos quando estamos com um amigo especial, conversando, brincando, rindo? É.. talvez, como diria o poeta... Certas coisas fogem as explicações.. as regras.. devem apenas serem sentidas,  vividas!

Bem, como em todas as relações não é só de momentos felizes e festivos que uma amizade é construída.. Sim, o verdadeiro amigo é aquele que conhece todas as suas fraquezas, ele sabe o quanto a sua dor dói, e pode ter certeza que ela dói nele também.

A vida nos ensina a reconhecer estes seres especiais, é claro que, às vezes nos enganamos... Quem nunca tratou uma pessoa como amiga, ofereceu o seu melhor.. e lá na frente percebeu o quanto estava enganado? Sim, nós nos enganamos... eu posso me lembrar da sabedoria do meu avô quando eu ainda era adolescente e dizia que estava indo visitar uma amiga... e ele me disse: “Aprenda, o que você tem são colegas de escola, de seus cursos. O tempo te mostrará que os verdadeiros amigos são poucos, são raros! Eu em toda a minha vida tive apenas dois amigos.. entenda isso, e não se decepcionará tanto ao longo da vida!” Pois é, me lembro desse dia até hoje... e vejo o quanto ele estava certo, meu avô... a pessoa que eu mais admiro na vida me deu grandes ensinamentos e um deles foi esse... que graças a Deus eu aprendi... e hoje posso dizer que não tenho muitos amigos, mas os poucos que tenho... talvez dê para contar nos dedos das mãos... ou de uma mão.. esses conhecem a minha essência, a minha história, os meus medos... esses sabem das minhas preferências.. as minhas músicas favoritas, esses sabem que o meu sabor de sorvete favorito é o mesmo da fragrância de meus cremes hidratantes favoritos, esses sabem que o meu prato favorito não é o cheio.. (risos), esses dividem a pizza de rúcula com tomate seco comigo, mesmo não gostando tanto de rúcula assim.. esses sabem o quanto eu sofri com o fim daquele relacionamento, sim eles estavam lá.. Amizade é isso.. é um amor que não se mede.. não se pede.. como na música que não me lembro agora de quem é... Sim, amizade é uma forma de amor.. talvez a mais pura e verdadeira das formas.. Amizade é presença, e quando eu digo presença.. não estou me referindo apenas aos amigos que estão perto, não! Presença em uma amizade talvez seja uma pessoa que esteja lá pelo Distrito Federal te mandar um SMS às cinco e meia da manhã.. e se eu não estiver errada, da manhã de um sábado te desejando um excelente dia... e você mesmo não conhecendo esta menina pessoalmente  já sente um imenso carinho por ela e a admira muito.. Pode ter certeza que o fato de eu responder um SMS as cinco e meia da manhã é uma forma de dizer que você também é especial, e que eu também desejo um dia maravilhoso a você.. É claro que pensei que... se fosse a vivo me mandando SMS de piadas toscas, como ela insiste em me mandar as três da manhã, eu iria mandar  a PQP, mas não com você... não com meus amigos!

Ah, meus amigos... os virtuais que me encantam... me mimam e os reais que me cobram.. (risos), mas eles são os melhores.. Desde minha prima.. irmã e amiga de berço.. das brincadeiras de infância na casa de nossos avós.. das choradeiras da adolescência.. das festas.. As duas amigas da faculdade.. uma das festas.. dos trabalhos em dupla os quais era praticamente impossível nos separar.. das aulas ‘enforcadas’.. das horas e mais horas.. dias e mais dias dedicados a uma ler o TCC da outra.. corrigir as normas da ABNT.. A outra.. desnaturada que mudou de curso.. mas sempre amiga, a mais louquinha e esquecida que alguém possa ter.. aquela que você precisa enviar um SMS dizendo: Amiga, faço aniversário daqui a dois dias, ta?! Pode me ligar que ficarei contente.. (risos) mas que é a pessoa mais doce que alguém possa conhecer.. a pessoa que te chama para dividir o momento mais importante da vida dela... Da ex esposa do seu pai.. que se transformou em uma grande amiga.. que se você derramar ‘meia lágrima’ ela olhará no fundo de seus olhos e dirá.. Porque você andou chorando, mocinha?.. Aquela que inicialmente era uma colega de trabalho, mas que com o passar dos meses você dividiu não só o seu conhecimento sobre a organização.. procedimentos.. você dividiu sua história.. A sua esteticista uma menina tímida também.. que nos primeiros contatos eram apenas.. Oi, tudo bem? Tchau, muito obrigada! Ou quase isso.. e depois já se transformaram em longas conversas.. histórias compartilhadas.. onde até os momentos mais torturantes se transformavam em momentos de descontração.. a pessoa que te ligava e insistia em meio a sua preguiça te convidando para fazer uma caminhada.. mas que também até hoje está te devendo uma saída para comer um pastel daquela pastelaria por conta da incompatibilidade de horários.. mas que foi devidamente perdoada porque fez um doce delicioso e teve a delicadeza de levar para você no sábado..(risos).. e essa talvez seja a pessoa que mais conheça o seu corpo.. além de você mesma.. de sua mãe talvez.. mais que namorados (?).. mais que a luz do sol.. (!) (risos) Que perigo.. (risos). E também a mais recente e citada logo acima.. a gêmula.. blogueira também.. companheira de longas conversas no MSN e DM’s..  para quem eu digo... Hey, “Mali” seja bem vinda ao meu mundo! E para todos que estão chegando aos poucos... que vão chegar... mas principalmente, que querem chegar!

Agora me digam.... isso não é amor? Como não amar essas pessoas... cada uma com suas particularidades.. Talvez eu seja uma pessoa muito transparente apesar de tudo... só não enxerga quem não quer... ou quem não aprendeu a ler o que expresso através de meus olhos. Sou daquele tipo de gente que quando gosta... gosta de verdade.. talvez seja um pouco atrapalhada com as tais demonstrações de afeto.. mas eu tento!

Já falei demais... e ainda tenho muito a dizer, falar de amigos é tão bom.. não é mesmo? Gostaria de encontrar a citação perfeita que traduzisse uma amizade.. esse querer bem tão difícil de se explicar.. Tantos e tantos poetas já falaram sobre a amizade.. mas não sei, talvez eu prefira ficar com a citação do Mario Quintana: “A amizade é um amor nunca morre”. A sensação de escrever esse texto é tão boa.. é tão bom falar de sentimentos verdadeiros.. embalada pelo som da minha Diva e mais premiada que nunca Adele.. (Seis Grammys, bebê!). Bem, talvez vocês possam pensar que por estar falando sobre amizade eu deveria postar a linda.. Canção das  Américas do Milton Nascimento, sim é uma bela canção.. que traduz  a amizade, mas é que eu gosto tanto... tanto.. da Adele.... (risos).





Ah, os amigos... AMIGOS SÃO PRESENTES DE DEUS!

"Que sejam poucos, que sejam loucos... Mas que sejam verdadeiros!" 

Nenhum comentário:

Postar um comentário